indicações para que serve

Veja para que serve e como tomar o Omeprazol 20 mg genérico, composição, posologia, efeitos colaterais e preço.

É um nome comum entre os medicamentos, sendo muito utilizado para desconfortos estomacais, como por exemplo a gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal.

Para que serve?

Ele é eficaz em tratamento de incômodos no estômago pois é inibidor da bomba de prótons.
Medicamentos que são inibidores da bomba de prótons impedem produção do ácido clorídrico de células estomacais, e isso faz com que a acidez no estômago se reduza e o desconforto alivie.

Ou seja, de modo geral, remédios como este são responsáveis por tratar problemas com acidez, sendo muito utilizado no tratamento de doenças que afetam a sensibilidade do estômago.

Entre todos os medicamentos indicados em casos assim, este medicamento é o mais indicado pelos médicos.

Além de muito utilizado para úlceras e gastrite, trata também outros problemas, como por exemplo esofagite de refluxo, hiperacidez gástrica, síndrome de Zollinger-Ellison, Dispepsia funcional (a famosa dor de estômago), hemorragia digestiva, entre outros.

Além de tratar, é também eficaz na prevenção de problemas estomacais como úlcera em pacientes que fazem uso de medicamentos fortes, como antibióticos, que são conhecidos por prejudicar o estômago com um uso prolongado.

Como é um medicamento inibidor de bomba de prótons, ele protege a mucosa estomacal, e isso previne os danos que podem acontecer à parede do estômago e ao duodeno.




gastroesofágico tomado com alimento



Como ele age no organismo

Quando ingerimos um alimento, ele passará por todo o processo digestivo até chegar no estômago, um órgão ácido responsável por desintegrar aquele alimento e distribuir pelo organismo.

Nessa parte do processo entram em ação as células parietais, que servem para secretar a produção do ácido por meio de bombas de prótons.

Como já dito, inibe a ação dessa bomba de prótons, e isso reduz cerca de 95% dos ácidos da região, um resultado muito satisfatório e bem sucedido, sendo esse o motivo de ele ser o preferido dos médicos para tratamentos de acidez.

Sempre leia a bula do seu medicamento

Lendo a bula de qualquer medicamento, incluindo este medicamento, você saberá todas as informações necessárias, como a composição do remédio, a posologia, efeitos colaterais e outras informações que serão importantes.

prisolec ranitidina sintomas de azia tomado sem alimento

No entanto, a bula pode ser de difícil interpretação para pessoas leigas, então nunca decida tomar ou deixar de tomar qualquer medicamento sem ler a bula ou antes de perguntar a um médico.

Posologia – Como tomar

Pacientes adultos devem tomá-lo uma vez ao dia (20mg), de preferência pela manhã.
O tratamento costuma durar de duas a quatro semanas para casos mais leves, como por exemplo pacientes com úlceras duodenais.

Em tratamentos para úlceras gástricas e esofagite pode durar de quatro a oito semanas.
Dependendo do caso, é possível aumentar a quantidade diária de Omeprazol a ser ingerida, dividindo em doses menores ao longo do dia.

Para crianças (acima de um ano de idade) é recomendado 10 miligramas diários para esofagite de refluxo, também ingeridos pela manhã.





Ingerir sempre com a ajuda de algum líquido, lembrando que o medicamento não deve ser mastigado ou triturado.

Ingerir o comprimido pela manhã é importante, já que em jejum as células parietais do estômago estarão em repouso, mais aptas a serem inibidas.

Efeitos colaterais

O Omeprazol é um medicamento que não prejudica a saúde, então os seus efeitos colaterais não se manifestam com frequência, e quando isso acontece costuma ser de forma moderada.

posso tomar depois de comer

Cabe ao seu médico saber se o Omeprazol é benéfico para o seu caso, e se você encontrar na bula alguma informação que traga algum receio, procure novamente por ele e pergunte a respeito. Jamais se auto medique.

Os efeitos colaterais mais frequentes são:

• Diarreia;

• Dores musculares;

• Dores de cabeça;

• Tonturas;

• Enjoos;

• Vômitos.

Caso perceba algum desses sintomas, interrompa o uso do medicamento e procure o seu médico.

Os efeitos colaterais do Omeprazol costumam se manifestar em apenas 7% dos usuários.

Contraindicações

Esteja sempre atento as indicações e contraindicações de qualquer medicamento que for tomar, pois qualquer medicamento pode fazer mal se utilizado de forma errada.

No caso do Omeprazol, a única contraindicação é observar se você tem alguma intolerância ou hipersensibilidade a algum ingrediente da fórmula. Gestantes ou lactantes só podem consumir esse ou qualquer outro medicamento que seja liberado pelo seu médico.

Valor

O preço do Omeprazol varia em torno de R$20 a R$30, dependendo da quantidade de comprimidos e sua dosagem.

Clique aqui para ver os efeitos colaterais da Oxandrolona manipulada, como tomar, seu ciclo, preço e onde comprar.